10 maneiras de comer mais gordura

Para aqueles que seguem alguma Dieta Low Carb, dentre elas principalmente a Dieta Cetogênica, é necessário elevar o consumo de gorduras. Isso porque ao restringir a quantidade de carboidratos ingerida diariamente a valores mais baixos, nosso corpo demanda um novo tipo de combustível para funcionar, a gordura.

Obviamente não devemos escolher qualquer tipo de gordura, mas sim às chamadas gorduras saudáveis, o mais natural possível e menos processadas como às presentes em alimentos como abacate e sementes, além de óleos como azeite ou de côco. Não é necessário ter medo de gordura pois a gordura natural é boa para nós. Falamos sobre aqui já aqui no Blog, neste artigo: Consumo de Gorduras

Mas, adicionar mais gordura à nossa alimentação, pode ser um desafio para pessoas que não estão acostumadas a comer gordura natural. Por isso listamos aqui 10 dicas de como comer mais gordura.

1. Gordura animal

Cortes de carnes mais gordurosos são bem saborosos, macios e muitas vezes mais baratos do que cortes mais magros. Peixes gordos contêm muitas gorduras saudáveis e também são um ótimo complemento. Abaixo, alguns exemplos de cortes gordos.

Carne vermelha: Cupim, Ponta de Peito, Costela, Fraldinha e Picanha

Carne de Porco: Pernil, Barriga, Joelho, Costela

Peixes: Salmão, Sardinha

2. Cozinhe com gordura

Comece a cozinhar utilizando gorduras como manteiga ghee, azeite e óleo de coco. Evite oléos vegetais pois esses são o tipo de gordura ruins, que não queremos. No item 3 abaixo alguns exemplos de gorduras boas para cozinhar.

3. Use gorduras diferentes para sabores diferentes

As gorduras podem alterar o sabor de um prato, o que adiciona variedade às suas refeições. Experimente diferentes combinações para ver o que você mais gosta. Você pode manter em casa algumas dessas opções:

Manteiga ghee

banha, e outras gorduras animais

óleo de côco

azeite

óleo de abacate

óleo de amendoim

outros óleos de nozes (macadâmia, amêndoa, nozes, etc.)

óleo de gergelim

4. Prepare receitas low carb

Caso goste de preparar receitas que encontra na net, comece a procurar receitas low carb. Geralmente essas receitas são projetadas para oferecer refeições deliciosas, com bastante gordura incorporada à lista de ingredientes. Fique atento sempre aos ingredientes para ver se contém gordura.

5. Depois do prato pronto, adicione óleos, molhos ou manteiga

Na salada, capriche no azeite por cima. Utilize molhos gordurosos que levam creme de leite por exemplo ou maionese natural. Alguns pratos ficam bem com manteiga derretida por cima.

6. Decore com alimentos ricos em gordura

Queijo, Abacate, Carne Curada, Azeitonas, Sementes e Nozes são alimentos integrais que adicionam que adicionam sabor, beleza e nutrientes, incluindo muita gordura, é claro! Polvilhe um pouco em quase qualquer prato. Algumas ideias para misturar e combinar:

Parmesão ralado, queijo azul em pedaços, gouda, mussarela de búfala em bolinhas, queijo feta derretido, gruyère, brie assado, abacate em cubos, bacon em cubos, pancetta fatiada, azeitonas, sementes de gergelim torradas amêndoas lascadas, nozes e macadâmia picadas.

7. Snacks que contenham gordura

Como regra, é melhor evitar lanches, mas se você estiver com muita fome para fazê-lo, procure um lanche de comida de verdade com bastante gordura. As escolhas óbvias incluem queijo, nozes e ovos cozidos.

Neste artigo temos 20 ideias de Snacks Low Carb: Os 20 Melhores Snacks Low Carb E Cetogênicos

8. Queijo

O queijo é uma adição simples a qualquer refeição e combina com quase tudo. Funciona como aperitivo. Funciona como cobertura. Funciona como uma sobremesa. Se você precisar de muitas calorias, o queijo pode ajudá-lo a se sentir satisfeito.

9. Misture a gordura no café

Derreter manteiga ou óleo de coco em café ou chá é rápido e fácil. Com creme de leite fresco também funciona, fica cremoso e lembra o café com leite. Para quem faz Jejum Intermitente por exemplo, pode substituir o café da manhã, evitar a fome entre as refeições ou substituir a sobremesa.

Porém use esta ferramenta com sabedoria; por ser altamente calórico pode impedir a perda de peso ou aumentar o colesterol (à depender de como segue a sua dieta).

Falamos um pouco mais sobre o café a prova de balas neste artigo: Café a prova de balas

10. Considere uma sobremesa Fat Bomb

Um bom conselho seria pular a sobremesa. Mas se você não resistir, procure receitas com alto teor de gordura e baixo teor de açúcar e adoçantes artificiais.