Os benefícios de uma dieta Cetogênica são similares aos de outras dietas low carb, mas parece ser mais poderosa que outras low carb mais liberais (em relação a quantidade de carbo)

Perda de peso: A Cetogênica transforma seu corpo numa maquina de queimar gordura e consequentemente a perda de peso é significante.

Controle do apetite:Na dieta keto você sente o controle do apetite totalmente diferente. Quando seu corpo queima gordura 24hs por dia, ele tem acesso a gordura estocada o que reduz significantemente a fome. Isso faz você comer menos e perder o excesso de peso. Caso faça jejum intermitente, o processo também fica bem mais fácil. Não precisar brigar com a fome pode potencialmente ajudar com outros problemas como compulsão alimentar, vício em açúcar e outros problemas como bulimia.

Controle de açúcar no sangue: É fato que a Dieta Cetogênica ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. É excelente reforço no tratamento da Diabetes do Tipo 2 e em alguns casos chegando a reversão da doença.

Melhora em marcadores de saúde:Há inúmeros estudos mostrando que dietas low carb (como a Cetogênica) melhoram diversos fatores de risco para saúde do coração.

Energia e performance mental: Algumas pessoas usam a dieta especificamente para aumentar a performance mental. Também é comum pessoas sentirem um aumento de energia quando em estado de cetose.

Regula o estomago: É possível perceber um estômago mais calmo com menos gases, câimbras e dores. Para muitas pessoas esses benefícios são sentidos logo nos primeiros dois ou três dias de dieta

Aumento da performance física: Em principio a resistência física pode ser aumentada ao melhorar o acesso ao grande quantidade de energia nos estoques de gordura. O suprimento de carboidratos do corpo (glicogênio) dura somente por algumas horas de exercício intenso, ou menos, mas os estoques de gordura levam energia para potencialmente durar semanas.

Epilepsia: O uso de uma dieta Cetogênica na epilepsia pode permitir que algumas pessoas tomem menos ou nenhum medicamento antiepiléptico, enquanto potencialmente ainda permanecem livres de crises. Isso pode reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos e, assim, aumentar o desempenho mental

Outros possíveis benefícios

  • Normalizar a pressão arterial
  • Reversão da síndrome do ovário policístico
  • Menos acne
  • Menos crises de enxaqueca
  • Menos azia
  • Menos desejo por açúcar
  • Tratamento potencial para câncer cerebral
  • Tratamento de Alzheimer