O que é café à prova de balas (ou bulletproof coffee)?

O café à prova de balas é uma mistura de café, óleo e manteiga. É um café cremoso servido quente e se assemelha a um latte. As pessoas que promovem café à prova de bala alegam que ele tem uma gama de benefícios, incluindo:

  • manter os níveis de energia durante toda a manhã
  • redução da fome
  • melhora o foco mental

Como o café à prova de balas é um produto relativamente novo, não houve nenhuma pesquisa científica sobre se ele beneficia ou prejudica a saúde. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, responsável pela avaliação da segurança de alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos, ainda não avaliou o café à prova de balas.

Como se faz café à prova de balas?

Existem quatro etapas para fazer café à prova de balas:

  • Usando grãos de café moídos na hora, prepare uma xícara de café usando uma prensa francesa, ou café coado normal.
  • Adicione 1 colher de sopa de um óleo de coco ou MCT (triglicerídeos de cadeia média).
  • Adicione 1 a 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, de preferência manteiga Ghee
  • Bata no liquidificador ou mixer por 20 a 30 segundos.
  • A mistura de café deve ficar espumosa e cremosa.
  • As pessoas costumam beber quente.

Benefícios de saúde, dieta e estilo de vida do café à prova de balas

Uma pessoa pode se sentir mais acordada depois de um café da manhã.

Beber café com moderação tem uma série de benefícios para a saúde e pode reduzir o risco de morte por doença cardíaca e vários tipos de câncer. Beber café também pode diminuir a probabilidade de desenvolver condições, como doença do fígado, doença de Parkinson e diabetes tipo 2. No entanto, as razões para esses benefícios à saúde precisam de mais pesquisas.

O café a prova de balas pela manhã pode melhorar o foco mental e ajudar a pessoa a se sentir mais desperta e alerta. Este efeito geralmente dura algumas horas.

A receita de café à prova de balas pode usar um óleo MCT que é derivado de coco. O óleo MCT contém são triglicérides da cadeia média e quanto mais curta a cadeia de gorduras, mais rapidamente o corpo pode quebra-las. Uma revisão de evidências científicas de 2015 descobriu que os MCTs podem ser mais úteis para a perda de peso do que as gorduras de cadeia longa (a maioria das outras gorduras e óleos). No entanto, os autores concluíram que não há pesquisas suficientes para determinar se os MCTs são seguros e eficazes como um suplemento alimentar.

Dieta Cetogênica

Normalmente, o corpo converte carboidratos em energia antes de usar gordura. Se não houver carboidratos suficientes disponíveis, o corpo usa suas reservas de gordura como uma fonte alternativa de energia. Quando o corpo usa suas reservas de gordura, produz cetonas.

Uma dieta Cetogênica é pobre em carboidratos e rica em gordura. Promotores do café à prova de bala alegam que ele se encaixa em um plano alimentar cetogênico porque contém gordura, mas não contém carboidratos, e o corpo converte o óleo MCT em cetonas.

No entanto, há atualmente uma falta de pesquisa científica sobre os potenciais benefícios para a saúde e os riscos da Dieta Cetogênica.

Diabetes tipo 2

Alguns estudos afirmam que uma dieta baixa em carboidratos pode ser benéfica para algumas pessoas com diabetes tipo 2.

Uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar uma pessoa com diabetes a:

  • reduzir o risco de ataque cardíaco ou doença cardíaca
  • perder peso, se necessário
  • baixar o nível de açúcar no sangue

Reduzindo a fome

Uma das razões para beber café à prova de balas é evitar a fome durante a manhã. Adicionar manteiga e óleo ao café pode fazer com que uma pessoa sinta menos fome do que se bebesse café sozinho.

Desvantagens do café à prova de balas

A ideia é beber café à prova de balas como alternativa ao café da manhã. No entanto, substituir uma refeição por uma bebida pode deixar uma pessoa com falta dos nutrientes de que necessita todos os dias.

O café à prova de balas não contém o equilíbrio certo de nutrientes essenciais. Café, óleo e manteiga apesar de não conter carboidratos, também não possui proteínas, fibras ou muitas outras vitaminas e minerais de que uma pessoa precisa. Escolher um café da manhã que inclua um equilíbrio de nutrientes em princípio seria uma maneira mais saudável de começar o dia.

Outra questão, é que principalmente pessoas que fazem dieta cetogênica, podem ter algum descontrole no entendimento do consumo alto de gorduras que a dieta propõe e acabam por fazer uso indiscriminado do café a prova de balas.

O café à prova de balas como substituto de refeição não fornece todos os nutrientes de que uma pessoa necessita. Comer um refeição equilibrada e saudável é a melhor maneira de ficar saudável e se sentir bem durante o dia.

Quem pode se beneficiar do café à prova de balas?

As pessoas que seguem uma dieta Cetogênica ou com baixo teor de carboidratos por motivos de saúde podem se beneficiar do consumo de café à prova de balas com moderação.

Beber uma versão do café à prova de balas ao lado de um café da manhã saudável de vez em quando é improvável que seja prejudicial à saúde.

O café à prova de balas é uma tendência crescente de dieta que combina café, óleo e manteiga como substituto do café da manhã. Promotores da bebida alegam que isso previne a fome e proporciona energia duradoura e melhor foco mental. No entanto, ainda não há evidências suficientes para confirmar seus possíveis benefícios ou riscos para a saúde.

Traduzido e adaptado de: https://www.medicalnewstoday.com/articles/323253.php