Legal, então você resolveu e na última segunda-feira iniciar a Dieta Cetogênica (dietas sempre são iniciadas na segunda, isso é cientificamente comprovado rsrsrs) e aproveitar os diversos benefícios que ela tem para lhe trazer. Mas, depois de uns dias, começa a sentir dor de cabeça, dificuldade de se concentrar, está irritado, dores no corpo, etc. Será que a Dieta me deixou com a imunidade baixa e peguei uma gripe ???

A reposta é NÃO e parabéns, você está apresentando os sintomas da Gripe Cetogênica (ou Keto Flu). Não é virus, nem bactéria. Não é contagioso nem perigoso. A maioria das pessoas passam por um ou mais desses sintomas na primeira semana da dieta, mas felizmente é temporário e em seguida você vai se sentir muito melhor do que estava antes de iniciar a Dieta.

Sintomas da Gripe Cetogênica: Fadiga, dor de cabeça,irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de motivação, tontura, náuseas, caimbras musculares, prisão de ventre, diarréia, dor muscular, dificuldade para dormir.

Esses sintomas são causados pela adapatação do seu corpo na transição entre queimar açucar para queimar gordura como fonte de energia. Este processo (chamado de Cetose) leva seu cérebro e outros orgãos a se adaptar. Algo que acontece também é que devido a queda no nível de insulina, seu corpo passa eliminar mais água e junto com ela mais sódio na urina, principalmente na primeira semana. A mairoria dos sintomas da Gripe cetogênica são causados por esse diminuição de água e sódio.

Obviamente essas reações são bem particulares, variando de pessoa para pessoa, de forma que alguns podem sentir um ou dois sintomas por um dia apenas e no outro extremos outra pessoa pode sentir vários sintomas ao mesmo tempo e por mais dias. Porém, não é de se temer; os sintomas vão passar e depois é só aproveitar os benefícios da Dieta Cetogênica.

Aliviando os sintomas:

  • Aumente o consumo de sal e água. Como falamos, a perda liquídos e sódio causa a maior parte dos problemas, portanto aumentar o consumo dos dois ajuda bastante. Tente beber de 2 a 3 litros de agua por dia nas primeiras semanas da keto. Quanto ao sal, você pode chupar uma pedrinha de sal grosso ou misturar um pouco de sal na agua.
  • Aumente a quantidade de gorduras. Caso ainda sinta alguns sintomas que incomodam após ter aumentar o o consumo de agua e sódio, tente garantir que está consumindo a quantidade correta de gorduras de acordo com a keto, que deve ser aproximadamente 70% das calorias consumidas no dia.
  • Transição mais tranquila. Se os itens acima ainda não lhe ajudaram, você pode tentar fazer a transição para a Cetogênica de forma mais lenta, ou seja, consumindo carbo de forma moderada, de 20gr a 50gr por dia. Você ainda não estará absorvendo todos os benefícios da cetogênica, porém após algumas semanas com o corpo mais adaptado a uma dieta de baixo carboidratos, você pode fazer a transição para a cetogênica e passar a consumir até 20gr de carboidratos liquidos diários.
  • Modere os exercícios fisicos. Durante o periodo de transição, seu corpo já está lutando para se adaptar a essa nova rotina e fonte de energia. Caso já tenha uma rotina de exercícios, tente reduzir um pouco a intensidade nas primeiras semanas da Keto.

Procure sempre orientação média antes de iniciar qualquer dieta.