Os 20 melhores Snacks Low Carb e Cetogênicos?

No geral acredito não ser necessário snacks/lanches em Dietas Low Carb. Isso por que ao aumentar a ingestão de gorduras na Dieta, tendemos a ficar com menos fome pois a gordura nos faz ficar saciado por mais tempo.

Mesmo assim, sabemos que na correria do dia a dia, vez ou outra precisamos de um Snack, seja por que acabamos pulando uma refeição, ou porque esta acabou não sendo suficiente, ou até porque tem que faça questão de comer algo antes do treino. Enfim os motivos são vários.

Claro que existem diversas opções de snack low carb, mas juntamos aqui aqueles mais fáceis onde não se exige praticamente nenhum preparo. Pesquisamos também alguns que são um pouco mais caros e outros mais baratos, para que todos possam ter acesso aos snacks.

Nesta lista dos 20 melhores Snacks Low Carb, 85% deles possuem 5gr ou menos de carboidratos líquidos por porção de 100gr e apenas 3 deles possuem de 7 a 10gr da net carb.

#1 Torresmo

Torresmo é simplesmente pele de porco assada ou frita. Um snack apreciado em todo o mundo. Algumas pessoas não gostam muito por conta de sua aparência ou a grande quantidade de gordura, mas sabemos muito bem que não há nada errado com o Torresmo.

Ele só com sal, frito ou assado já é ótimo, mas se quiser pode adicionar algum molho low carb para dar um pouco mais de sabor.

O Torresmos ganha na lista de snacks low carb por “ter apenas“ ZERO gramas de carboidratos!

#2 Azeitona

Azeitonas, tecnicamente, são uma fruta, mas geralmente são categorizadas com vegetais. Elas são saborosas e cabem em quase qualquer dieta. As azeitonas contêm muito pouco carboidrato, e o número de carbs não varia muito de espécie para espécie ou de azeitona verde para azeitona madura.

Como as azeitonas da árvore são muito amargas para comer, elas devem ser curadas de alguma maneira para torná-las palatáveis. Com algumas exceções, as azeitonas mudam de verde para preto à medida que amadurecem, embora as azeitonas pretas enlatadas tenham sido colhidas quando verdes e depois curadas e expostas ao oxigênio para torná-las pretas.

#3 Abacate

O abacate é um dos snacks low carb mais saudáveis. Não contém quase nada de carboidrato, contém fibra, cobre, folato e potássio. A fruta também contém vitamina K, vitamina E, vitamina C e vitamina B1, B2, B3, B5 e B6. São muitas vitaminas do complexo B! Ele também contém zinco, ferro, manganês e magnésio. Menos de 1gr de carboidratos líquidos por 100 gramas, o abacate é obrigatório na lista de alimentos aceitáveis da dieta cetogênica. É pobre em gorduras saturadas e ausente de sódio e colesterol.

#4 Ovos de codorna

Codornas são um pássaro antigo; elas eram uma das fontes favoritas de proteína dos egípcios e eram tão comuns naqueles dias que até tinham seu próprio hieróglifo.

Com 10% a mais de vitamina B12 por 100g que os ovos de galinha, os ovos de codorna ajudam a fornecer uma liberação lenta de energia ao longo do dia. A vitamina B12 é vital para ajudar o corpo a liberar energia dos alimentos; também ajuda o sistema nervoso e ajuda na criação de glóbulos vermelhos, bem como no processamento de ácido fólico.

Contendo 13g de proteína por 100g, eles servem como um ótimo lanche Cetogênico.

#5 Pepino

Os pepinos não servem apenas para hidratar os olhos e livrar-se das olheiras. Eles também fazem ótimos lanches! Basta cortá-los em palitos, rodelas ou da maneira que preferir e comer assim mesmo, puro. Mas para quem gosta de um pouco mais de saber, dá para combiná-lo com algum molho low carb, maionese ou algo do tipo, ou mesmo junto com queijo.

Além de ser um snack low carb super saudável, o pepino também tem mais alguns benefícios para a saúde como melhora na saúde e contração muscular, saúde da pele, olhos unhas e cabelos, melhora o trânsito intestinal, hidratação, circulação sanguínea e saúde do coração.

#6 Chips de Provolone

Um Snack muito legal, que pode servir também como acompanhamentos de pratos substituindo batata palha por exemplo. É possível fazer no micro-ondas, no forno ou comprar pronto no mercado.

O provolone é um queijo curado com apenas 1,5gr de carboidratos líquido.

#7 Tomate Cereja

Este tomate possui na pratica as mesmas propriedades do que os outros tomates porém ele possui um sabor um pouco mais adocicado e menos ácido, além do tamanho é claro. É um alimento muito saudável e é rico em Vitaminas A e B, minerais, fósforo, potássio, cálcio e ácido fólico.

#8 Baru

O Baru é uma amêndoa bastante comum em estados como Goiás e norte de minas. Apesar de ainda não ser muito conhecido no sudeste, é possível encontrar em mercados especializados. O sabor é bem próximo com o do amendoim e é nutricionalmente rico em Ácidos Graxos, proteínas, fibras, ferro e zinco.

É a amêndoa campeã low carb no nosso guia de castanhas para low carb. Você pode conferir o artigo completo aqui Guia Completo de Castanhas na Low Carb

#9 Chocolate 85%

Principalmente para quem não consegue largar o doce de jeito nenhum, os chocolates amargos (70% + cacau) podem ser um ótima opção de Snack. Apesar de conter açúcar na fórmula e obviamente por consequência conterem carboidratos, os chocolates amargos (principalmente 85% cacau) são ricos em fibras, o que reduz a quantidade de carboidratos líquidos, tornando-os uma boa opção de doce low carb.

Em nossa pesquisa, o chocolate Lindt 85% Cacau, possúi apenas 2,5gr da carb. Líquido. Mas não se anime pois o preço fica perto dos R$20,00 ou mais.

#10 Salame

O Salame além de ser low carb, possui uma boa quantidade de gorduras, tornando-se “excelente” para uma Dieta Cetogênica. O Excelente está entre aspas pois sabemos que o melhor na Cetogênica é comer comida o menos processada possível, evitando os embutidos como o salame por exemplo. Mas, se comer eventualmente com moderação, acredito que não terá problema algum.

Tente evitar os “salames de marca”, dessas que vendem no mercado pois geralmente possuem amido e açúcar na composição. Prefira os salames artesanais, geralmente encontrados em mercados municipais.

Não esqueça também de ler o rótulo para ter certeza de que esta consumindo um produto low carb realmente.

#11 Palito de Mussarela

A grande maioria dos queijos encontrados no mercado são Low Carb e a Mussarela é um deles. Colocamos aqui como opção de snack low carb pois os palitinhos de muçarela são fáceis de carregar e também de consumir.

A muçarela é um queijo que tem uma maturação boa que reduz a quantidade de lactose e por sua vez os carboidratos, contendo apenas 3gr. Caso não encontre a muçarela em palito pode optar por outro queijo curado e quanto mais amarelo e duro melhor pois os carboidratos são baixos.

#12 Nóz Pecã

De textura cremosa e sutilmente adocicada, as nozes Pecã são utilizados na culinária para fazer tortas, doces, vão bem em saladas e também são consumidas secas, com sal, açúcar e defumadas.

Pecãs são ricas em gorduras monoinsaturadas, saudáveis para o coração - o mesmo tipo de"gorduras boas" que se obtém no azeite de oliva. Também são antioxidantes e fornecem nutrientes como o magnésio e as vitaminas B.

Ajudam a reduzir os níveis de insulina. A insulina é um hormônio que pode causar ao seu corpo o armazenamento de gordura, por isso é ideal manter baixos os níveis de insulina ao tentar perder peso.

#13 Kefir de Leite

Kefir é um alimento probiótico que é gerado por uma colônia de microorganismos. É uma espécie de iogurte formado através do leite, mas também pode ser feito com água. Dá pra comer tanto doce (como se fosse um iogurte) como também dá para fazer molhos temperados para saladas por exemplo.

O Kefir traz alguns benefícios para a saúde como redução da acidez do estômago, reduz a produção de bílis, fortalece o sistema imunológico entre outros.

#14 Macadâmia

As nozes de macadâmia são um lanche perfeito para a low carb e Cetogênica. Possuem alto teor de gordura. Você também pode comprar leite, manteiga e farinha de macadâmia para substituir as versões com mais carboidratos desses alimentos.

Vários estudos ligam a macadâmia a níveis melhorados de colesterol. Por exemplo, um estudo de 4 semanas em 17 homens descobriu que aqueles que consumiram 15% da sua ingestão calórica de macadâmia tiveram uma redução de 5,3% nos níveis de colesterol LDL (mau) e um aumento de 8% no HDL (bom).

#15 Côco

É um fruta deliciosa e também low carb. É possível aplica-lo de várias formas na dieta low carb e Cetogênica, mas uma forma bem simples é consumi-lo em pedaços.

#16 Morango

Morango é uma delícia e cabe moderadamente na Dieta Low Carb e até Cetogênica. Possui um sabor ácido mas adocicado, muito boa para fazer sobremesas e lanches low carb.

Muito baixo em calorias e com carboidratos moderados, possúi 5gr de carb líquidos na porção de 100 gramas. O morango contém propriedades diuréticas e Vitamina C e rico em antioxidantes.

Pode ajudar no combate ao envelhecimento da pele, doenças cardiovasculares, combate a inflamações e até prevenção de câncer.

#17 Framboesa

As framboesas são baixas em calorias, mas ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Eles podem proteger contra diabetes, câncer, obesidade, artrite e outras condições e podem até fornecer efeitos antienvelhecimento. As framboesas são fáceis de adicionar à sua dieta e fazem uma adição saborosa ao café da manhã, almoço, jantar ou sobremesa.

As framboesas são uma ótima fonte de fibra, com 6,5 gramas por porção de 100gr.

Eles fornecem mais da metade do IDR para a vitamina C, um nutriente solúvel em água, essencial para a função imunológica e a absorção de ferro.

As framboesas também contêm pequenas quantidades de vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B6, cálcio e zinco

#18 Chips de Abobrinha

O Chips de Abobrinha é um lanche saboroso e saudável. Muito fácil de fazer e até as crianças podem gostar.

A Abobrinha é uma abóbora na família de plantas Cucurbitaceae, ao lado de melão, abóbora e pepino. Embora a abobrinha seja freqüentemente considerada um vegetal, ela é classificada botanicamente como uma fruta. Ocorre em várias variedades, que variam em cores do amarelo profundo ao verde escuro.

Abobrinha tem sido usada na medicina popular para tratar resfriados, dores e várias condições de saúde. No entanto, nem todos os seus usos são apoiados pela ciência.

#19 Castanha do pará

Está uma das, se não a melhor castanha para se consumir na dieta low carb! Além de ser a castanha com menos carboidrato, apenas duas castanhas podem fornecer a quantidade diária recomendada de selênio. Não apenas um mineral, o selênio é um poderoso antioxidante, o que significa que ele pode ajudar a evitar a oxidação / dano às nossas células pelos compostos altamente instáveis e reativos, ou seja, os radicais livres.

Algumas pesquisas sugerem que as pessoas que seguem uma dieta Cetogênica podem ter um risco aumentado de deficiência de selênio. Portanto o consumo de castanha do pará na dieta Cetogênica seria ótimo. No entanto, devido ao seu conteúdo excepcionalmente alto de selênio, é melhor limitar sua ingestão a uma a três castanhas por dia para evitar consumir muito desse mineral, o que pode ter efeitos negativos à saúde.

#20 Manteiga de amendoim

Em último lugar na nossa lista com 10gr de carboidratos, mas ainda sendo possível de consumir numa dieta low carb ou Cetogênica está a manteiga de amendoim.

Você não precisa evitar a manteiga de amendoim na dieta cetogênica, mas esteja atento. Manteiga de amendoim é fácil demais para comer demais. E como é tão rico em calorias, pode facilmente retardar sua perda de peso. Escolha uma manteiga de amendoim orgânica 100% natural.

Tecnicamente, os amendoins são leguminosas, não nozes. Mas do ponto de vista nutricional, suas macros estão mais próximas das nozes. O amendoim é uma excelente fonte de muitas vitaminas e minerais, incluindo biotina, cobre, niacina, folato, manganês, vitamina E, tiamina, fósforo e magnésio.

A maioria das grandes marcas de manteiga de amendoim adiciona açúcar branco e outras usam"xarope de cana seco", xarope de agave ou açúcar de palma de coco. A maioria das marcas de manteiga de amendoim também contém emulsificantes ou óleos vegetais, o que impede que o óleo de amendoim se separe da pasta de amendoim. Portanto leia o rótulo e fuja dessas marcas.

#21 Quiche Cetogênica Eat Up!

A versão Eat Up! Cetogênica é feita com uma deliciosa massa elaborada com Farinha de Coco e farinha de amêndoas, que são compatíveis com as dietas low carb e cetogênica

Nossa equipe de engenharia alimentar pensou cuidadosamente nos macro-nutrientes da torta e conseguimos deixá-la ótima do ponto de vista Cetogênica

Contém apenas 6gr de carboidrato líquidos

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#22 Brigadeiro Cetogênico Eat Up!

Nosso Brigadeiro de Colher é uma ótima opção de doce cetogênico para a hora que bater aquela vontade. Feito com Cacau em pó e adoçado com uma mistura exclusiva de xilitol, eritritol e stevia, que para nós cetogênicos e low carbs é ótimo falando de glicemia e carbo líquido

Com apenas 2gr de carboidratos líquidos, ele tem incríveis 14gr de proteína! Pode comer sem medo que não vai sair Dieta!

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#23 Beijinho Cetogênico Eat Up!

Nosso Beijinho de Colher é uma ótima opção de doce cetogênico para a hora que bater aquela vontade de doce. Feito com Côco ralado e adoçado com o Eritritol um dos adoçantes permitidos na Dieta Cetogênica

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* Fonte: Tabela TACO

** Carboidratos líquidos por 100 gramas

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